quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jane Eyre (2011)


Oi meninas!

Queria compartilhar com vocês uma novidade.

Há algum tempo atrás, a BBC fez duas adaptações do livro Jane Eyre da Charlotte Brontë. Se eu não me engano em 1996 e depois em 2006. Essa escritora é conhecida também por outro livro, (é irmã da escritora Emily Brontë conhecida por escrever o livro) O Morro dos Ventos Uivantes. Agora, em 2011, será feita uma nova adaptação de Jane Eyre para o cinema e pelo que eu andei lendo, os seguintes atores participarão: Mia Wasikowska (Atriz que viveu Alice no filme do Tim Burton), Michael Fassbender, Imogen Poots e Judi Dench (que interpretou a Lady Catherine de Bourgh no filme Orgulho e Preconceito de 2005).

Jane Eyre foi publicado em 1847. O livro foi lançado originalmente em Londres em 16 de outubro de 1847, em 3 volumes. Jane Eyre é a autobiografia ficcional da personagem principal. Conta como Jane, órfã de pai e mãe, vive infeliz na casa de uma tia que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola, onde conhece os primeiros momentos de felicidade. Após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição.

O livro retrata a emancipação da mulher e de seu espírito, ideias contrárias, na cabeça de Charlotte, aos livros de Jane Austen onde, segundo Brontë, as mulheres não eram aptas a trabalhar, devendo casar-se para garantir a sua sobrevivência. Aqui eu faço uma observação porque Austen quando falava sobre a sociedade inglesa daquela época, a necessidade da mulher em se casar, o faz em tom de ironia, portanto não acredito que ela concordasse com aquele estilo de vida. Neste livro, Charlotte Bronte através de Jane Eyre prova que as mulheres eram perfeitamente capazes de trabalhar e de ter uma vida, independentemente de se casarem ou não.

Como eu adoooro filmes de época, já estou esperando ansiosa!!!

Beijus!


4 comentários:

Beka disse...

Oi Vanessa,
Bem interessante, hein?! Gostei!
Vou assistir com certeza!
Bjs,
Beka.

Vanessa disse...

Eu cheguei a comprar o livro, mas não consegui ler, estou com 4 livros lah em casa em fila de espera pra ler, nas minhas férias em dezembro
vou escolher um deles rsrsrs

silvana disse...

Anciosa pela estreia do filme.
Uma correçao O morro dos ventos Uivantes nao foi escrito pela Charlote e sim pela sua irma Emily Bronte.

Amo Jane Eyre tenho as versoes de 1944,1996,1997 e 2006.
A versao de 2006 e a melhor adaptaçao pra mim de todas as 4.

Amo o jeito sarcastico do Edward Rochester e pelo trailer gostei do Michael e da Mia como o casal protagonista

Beka disse...

Oi Vanessinha,
Começei ontem a ler o livro O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë e estou adorando! rs.
Bjs,
Beka.