segunda-feira, 30 de maio de 2011

Por dentro do Fashion Rio (29/05)

Olá, Meninas!

A 14ª edição do Prêmio Rio Moda Hype abriu a temporada de verão do Fashion Rio 2012, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, neste domingo (29). Com a proposta de levar um total de 100 looks à passarela, criados especialmente para o evento, a apresentação foi dividida em dois blocos de desfile, com a participação de cinco estilistas em cada etapa.

Confira como foi a apresentação de cada novo talento do cenário nacional:

1) Akihito Hira (DF): inspirado na alfaiataria mimética, apresentou desenhos e formas enganosas em desconstruções de tecidos de algodão e lã, malhas e tricôs. Destaque para golas que fingiam decotes, tudo em tamanho maximizado, além do jogo de proporções entre o curto e longo e algo mediano, modelagem ampla e acessórios feitos em couro ecológico. A proposta de Akihito era dar nova silhueta a costumeira rigidez das formas masculinas. Seu público é aquele do tipo desapegado a convenções. 


2) Janiero (SP): Thaise Medaglia é a estilista da marca. A coleção foi inspirada no festival hindu Holi, também conhecido como Festival das Cores, a marca trouxe muito color blocking, inclusive nos acessórios de cabelo (garrafinhas feitas com areia colorida na função de bobs). Em materiais como o tricô em fios de viscose, tule com elastano, lycra e crepe, foi apresentada uma coleção de looks que remetiam a lingeries (característica maior da Janiero) em formas amplas trabalhadas na técnica da moulage.


3) Velt (RJ): a coleção foi batizada de "Get to Work", ou seja, na passarela homens trajados como operários fashion, buscando referências no famoso jeans usados pelos trabalhadores de fábrica e reinterpretando em malhas estonadas, tricoline, garbadine e tricô, se valendo até de uma maquiagem que imitava as graxas dos equipamentos. No desafio de imprimir conceitos pouco masculinos, Velt trouxe calça de cintura alta e bolsa para fora. Os designers  da marca são Leo Vairo e Tom Jardim.


4) André Lucian (RJ): as obras do artista Kevin Francis Gray foram a fonte inspiradora do estilista que dá nome a marca para criar a coleção "Face Off". Abusando da imagem do preto que esconde em looks totais, a ideia de André baseou-se na brincadeira do esconde e mostra, função exercida pelas transparências. A mistura de materiais e pesos garantia a proposta da dualidade. Algumas modelos apareceram como o rosto coberto por acessório franjado.


5) Sann Macuccy (DF): a marca apresentou a coleção Baba Yaga, nome de personagem que representa o lado selvagem da mulher. As cores são mais escuras, combinadas com o dourado. Os looks são bem sexy, com decotes ousados, transparências e sobreposições de peças volumosas com peças mais justas. A coleção foi desenvolvida com técnicas artesanais de aplicações com fitas e construção de tecidos por aplicação de emborrachados.


6) Martins Paulo (PI): a partir da arte de Beatriz Milhares, o piauiense recorreu a formas geométricas para desenvolver sua coleção verão 2012. Os tecidos planos em base de algodão somados aos recortes e estampas criavam aspecto tridimensional, que partiam de tonalidades frias evoluindo às quentes. Construções arredondadas e sobrepostas silhuetavam o corpo de sua mulher. Os maxi colares multicoloridos completaram a produção.


7) Lucas Magalhães (MG): mais um estilista a recorrer aos trabalhos de artistas plásticos. Desta vez, a obra de Roy Lichtenstein (um dos grandes representantes da pop art) foi o objeto de representação em moda do mineiro, que participa pela segunda vez do Rio Moda Hype. Pontuada pelo contraponto de materiais, estampas, modelagens ajustadas e alongadas, Lucas trouxe mangas soltas e muitas cores fortes que animavam o grafismo.


8) Branchée (RJ): "Nossa Senhora dos Vestidinhos" é o nome batizado para a coleção da estilista Carolina Herszenhut. Nesta reza fashion, ela apelou para as mangas bufantes, babados, paetês dourados nas barras de vestido e short, além das referências religiosas nas fitinhas de pedido e vitrais de igrejas. Curiosidade: alguns looks foram tingidos com chá e borra de café e algumas estampas feitas com carimbo.


9) Soddi (BA): "Será que o mundo vai acabar? Se sim, que este seja o melhor verão de todos". É sob este questionamento que Solon Diego Barros Silveira desenvolveu sua coleção, que partiu do branco, passando pelo verde, azul, lavanda, rosa, laranja e amarelo. Destaque para os rasgos nas costas de algumas peças e as cores em bloco nos looks masculinos, além do macacão que fechou o desfile. Turbantes serviram como viseiras neste mundo a beira do fim.


10) Dobra (RJ): mundo real e virtual delineiam a inspiração do estilista da marca, Antônio Gued. O público da Dobra (geeks e designers) terão a oportunidade de vestir na próxima estação maxi cardigãs com capuz, peças duas cores e até a capa de chuva que ganha informação de moda e vira peça fashion. Peças que se desdobram em outras também marcaram o desfile da Dobra. Maxi camisetas viraram vestidos, meias de tule com ilustrações de tatuagem e leggings masculinas, tudo isso misturado a acessórios que "assustaram" o público (eu achei o máximo, pois adoro desfiles meio teatrais, rs).



Eu gostei bastante deste desfile dos Novos Talentos, tem muita coisa legal, algumas peças conceituais e outras bem usáveis.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima!

Beijokas,

Raquel

4 comentários:

Victória Côrtez disse...

Que bom que vocês postaram sobre domingo, tava louca pra ver como tinha sido, não pude ir ''/

Adorei a Branchée, parece que foi uma das melhores né?

beijão meninas :)

Mariana disse...

Hum...que legal hein? Difícil dizer qual gostei mais!
Adorei os looks da coleção Baba Yaga e as cores do Martins Paulo.
E tô na dúvida se os melhores foram a Branchée ou o Lucas Magalhães...hehe.
Continua mostrando pra gente as novidades, que tô adorando!
Bjokas

Lu Gomes disse...

Tb estou adorando as novidades do Fashion Rio!! Estou com gostinho de quero mais...ehehehe
Beijoss

Beka disse...

Nossa, pelo visto esses novos talentos prometem, hein! Adorei os looks e conceitos!

Bjs,
Beka.