terça-feira, 31 de maio de 2011

Por dentro do Fashion Rio (30/05)

Olá Meninas,

Começou oficialmente nesta segunda-feira (30) a 19ª edição do Fashion Rio, com o desfile das seguintes marcas: Alessa, Acquastudio, Melk Z-Da, Patachou e 2nd Floor.

Brilho, estampas e sofisticação foram os destaques do 1º dia, vejam:

1) Alessa: a grife carioca abriu o Fashion Rio com aposta em relíquias históricas e brasilidade com alguns toques orientais. A coleção foi inspirada nas preciosidades e objetos que Alessandra, estilista da marca, colecionou ao longo de suas viagens. A imagem da estamparia foi criada a partir de fotos dos seus objetos colecionados. Os tecidos utilizados na criação são o cetim, tule, crepe de seda, paetê, tecidos metalizados e chita em cores quentes (ocre, laranja, vermelho) e frias (azul e verde). O destaque para o cabelo são os acessórios-chapéus de material reciclável – feitos a partir de sacos de pão, rolinhos de papel higiênico, papel de revistas, jornal, tampinhas de garrafa de mate e água.


2) Acquastudio: a coleção, assinada por Esther Bauman, apresentou roupas de festa inspiradas no cubismo e na Art Déco, repletas de formas geométricas e sobreposições de texturas, em tons pastéis. Os traços limpos presentes na modelagem com ângulos tridimensionais, por hora recriavam quadros clássicos do movimento liderado por Picasso e Mondrian. Em relação aos tecidos, apareceram organzas, gazard, tule e algodão.


3) Melk Z-Da: Comandada pelo estilista Melk, a coleção trouxe como inspiração a castanheira Terminalia catappa, que no final de sua vida fica colorida. Na passarela, a cor branca foi a predominante. Ora lisa, ora mesclada com texturas e aplicações. Também apareceram peças em tons de nude e azul. Os vestidos eram curtos e com cortes bem assimétricos. Os tecidos eram bem leves - de algodão, organza e voil - o que trazia a ideia de transparência para o desfile. Outros materiais como tule, organza de seda, couro sintético, algodão paletizado ecetim também foram usados para dar textura às peças. Os looks eram em sua maioria, folgados e acinturados. 


4) Patachou: o design charmoso e adornos luxuosos do Edifício Biarritz, construído nos anos 40, com base em inspiração francesa, e que remete ao movimento Art Déco foi o ponto de partida para a coleção de verão da Patachou. Érika Frade, a estilista da marca, arriscou ao apostar no trabalho bordado, nas texturas conferidas pelos tecidos com relevos (piquê e casa de abelha) e em alguns aspectos da modelagem, que faziam algumas peças parecerem pesadas para uma coleção de verão. O conjunto, porém, criou uma sofisticação interessante, e a combinação de estampas deu certo, apesar de inusitada. As flores estilizadas e de curvas sinuosas apareceram num bonito trabalho de bordado industrial, mais urbano, e também mais romântico, através do estilo handmade. Tecidos como sedas, cetim lavado e renda chegam no verão da Patachou com tucanos geometrizados em diferentes combinações de tamanho, em repetição e em cores vibrantes, formando saias, vestidos e macacões levinhos. Apesar de variada, a coleção conseguiu um todo bastante harmonioso.


5) 2nd Floor:  o último e mais "ready-to-wear" desfile da noite foi da paulista 2nd floor, marca jovem da Ellus. O estilista Thiago Marcon foi buscar na Grécia a inspiração da coleção e mesclou tais referências com o universo do rock e o que poderia ter dado errado, deu certo e rendeu aquela moda que é ágil e comercial. O resultado visto na passarela (com modelos que saíam de um Cavalo de Tróia dourado) foi uma leva de roupas e acessórios feitos de color jeans, uma tecido bem desbotado, quase branco, que surgiu nas camisas, jaquetinhas, calças quase skinny, mochilas. A moda é praticamente unissex. Quando o jeans deu espaço aos outros tecidos, surgiram looks estampados, principalmente os florais (nos tons rosa, azul e amarelo), peças de sarja camufladas e camisas de tela. Especificamente para as meninas, os vestidos e as saias têm corte evasê, que ganharam detalhes plissados com panos leves e estampados. O desfile mostrou o espírito da marca, tudo muito jovem, rock ‘n’ roll. A marca ficou com a responsabilidade de fechar o 1º dia e deu conta do recado.



Se o 1º dia já veio assim arrasando, imaginem os outros!!!

Espero que tenham gostado!

Até amanhã, com mais novidade fresquinhas, rs!

Beijokas,

Raquel

3 comentários:

Mariana disse...

Não acompanhei esses desfiles, mas pelos looks que você selecionou, gostei dessa 2nd floor...bem interessante! A Patachou também fez bonito! ;)

Lu Gomes disse...

Não tenho acompanhado os desfiles tb!! Ainda bem que a nossa amiga Raquel tem postado aqui tudinho pra gente conferir as novidades!!
VALEU!!!! ;)
Bjss

Beka disse...

Esse primeiro dia arrasou mesmo, hein Kérida! ADOREI!