domingo, 22 de maio de 2011

Dicas de viagem - PORTO DE GALINHAS




Oi Meninas,
Este post já estava pronto há algum tempinho, mas eu ainda achava que estava faltando algo. Por isso demorei a postar. Me desculpem pelo super, mega, plus atraso :)
Bem, estou aqui para falar da minha dica de viagem. Como vocês sabem viajei no Carnaval para Porto de Galinhas e foi uma viagem maravilhosa. Depois de tanto tempo com o pé engessado, ter perdido todas as festas de final de ano, ter que ficar sem trabalhar e não poder sair pra canto nenhum, acho que merecia uma viagem assim, não é? ;)
Alguém sabe o porquê do nome “Porto de Galinhas”? Bem, antigamente, a cidade de Porto de Galinhas era chamada de Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecido como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.
Pra começar fechei um pacote de Carnaval com certa antecedência, mês de novembro/2010, pois sei que nessa época de carnaval a procura principalmente pro nordeste é bem grande. Quem viajou comigo foi a Bia (minha irmã) e minha amiga Carla. Pegamos um vôo tranqüilo até Recife e fomos recepcionadas pelo tradicional frevo, dança típica da cidade.

Para chegar ao nosso destino, viajamos mais duas horas de ônibus que nos levou até o Hotel. Neste percurso percebi que a cidade esta crescendo muito, mas a falta de estrutura existe e ainda tem muita coisa pra ser feita na cidade. Ainda sim muitos hotéis e pousadas estão sendo construídos, pois a procura de turistas para visitar a região é grande.
O Hotel que fiquei hospedada foi o Hotel Village Porto de Galinhas, um resort de quatro estrelas, localizado à beira mar da praia do Cupê a 60 Km do aeroporto de Recife. O Hotel é lindo, arquitetura contemporânea e juntamente com a natureza formam um espetáculo a parte. O hotel possui várias piscinas, spa, salão de jogos e restaurante. Como cheguei por volta do horário do almoço de sexta-feira, neste dia fiquei curtindo as piscinas do hotel com as meninas.

Nosso primeiro passeio foi sábado até a praia de Carneiros. Uma praia super conhecida da região. A praia é muito bonita tem 5 km de coqueiros na sua extensão e apesar do tempo nublado aproveitei bastante. E a noite fomos passear na Vila de todos os Santos e fazer umas comprinha, claro!! :D


Outro passeio que fizemos, e eu super recomendo, foi o passeio para Maragogi no estado de Alagoas que fica localizada entre Maceió e Recife a aproximadamente 125 km de cada uma. Fincada no coração da Costa dos Corais, chama a atenção pelo belo conjunto que reúne mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes. A paisagem encanta pelas enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central.

Confesso a vocês que tenho um pouco de medo do mar, mas mesmo assim não deixei de aproveitar cada minuto deste passeio lindo. Como também não sou adepta de mergulho, aluguei somente uma máscara para poder ver os peixinhos mais de perto. Quem curte mergulhar, este passeio é imperdível. E os turistas que desejam mergulhar recebem orientações do guia para o mergulho com cilindro.

O passeio de bugre realizado em todas as regiões do nordeste, não poderia faltar no meu roteiro. O passeio é chamado de “Ponta a Ponta”, dura o dia inteiro saindo do hotel pela manhã e retornando ao final da tarde. Neste passeio conheci as praias mais importantes ao redor de Porto de Galinhas: Muro Alto, Cupê, Praia de Porto de Galinhas (na vila), Maracaípe, Pontal de Maracaípe.
A praia de Muro Alto tem esse nome por causa de um muro de areia de 3 metros de altura. A praia é linda, de água transparente, tranqüila... uma delícia!!! ;)) . Lá você encontra o famoso e um dos mais caros resorts da região o Nannai Beach Resort.
Já na Praia de Porto de Galinhas, localizada na vila, jangadas coloridas partem para as piscinas naturais e ver de perto os peixes, por apenas R$ 10,00. Neste passeio é aconselhável usar as inseparáveis havaianas, pois é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços. Foi um pouco complicado para mim, porque eu não estava 100% boa do meu pé, mas deu tudo certo e foi maravilhoso!!
Continuando o passeio de bugre paramos para almoçar num restaurante na Praia de Maracaípe, conhecida como o paraíso dos surfistas e com altas ondas. Saboreamos uma salada que veio dentro de um abacaxi e um peixinho com molho de camarão acompanhado de arroz branco e batatas. Depois seguimos para o Pontal de Maracaípe onde fiz um passeio de jangada para ver o cavalo marinho. É um passeio super interessante que nos leva às áreas do mangue e de preservação . Detalhe: o jangadeiro mergulha até o mangue para pegar o cavalo marinho e nos mostra em um recipiente de vidro e depois ele é devolvido ao seu habitat natural. É lindo demais!!! *ADOREI*

A Magali, minha agente de viagens, sugeriu que eu fosse conhecer o Projeto Hippocampus, (biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos brasileiros) que nasceu em 1995 em Porto Alegre-RS. Mas foi em 2001 que a sede foi transferida para Porto de Galinhas onde os estudos começaram no manguezal de Maracaípe. Mas infelizmente o dia que eu fui visitar o projeto estava fechado. Uma pena!! :/
Espero que vocês tenham gostado das dicas!
Beijos
Lu Gomes


4 comentários:

Raquel disse...

Eu ainda não conheço Porto de Galinhas, mas depois de todas estas dicas e fotos deste para'so fiquei curiosa!!!
Beijokas

Vanessa disse...

A lu estah linda na foto!!! :)

Mariana disse...

Nossa! Me deu uma MEGA vontade de ir pra lá tipo AGORA! haha
Muito boas as dicas Lu, adorei! ;)

Beka disse...

Oi Lu, adorei as dicas e as fotos! Tb não conheço, mas quem sabe não vou com a Quel conhecer... rs.
Show!