terça-feira, 10 de maio de 2011

Programação Cultural: Kataklò Light

Meninas,

Abrindo a temporada das nossas visitas ao Theatro Municipal, no último domingo, eu e Mari fomos assistir ao espetáculo Light do Kataklò Athletic Dance Theatre. Compramos as entradas com desconto através do Peixe Urbano e, apesar de termos ficado na Galeria, a visão que tivemos até que não era das piores, né Mari?!

Por ser o Dia das Mães, aproveitei e comprei entrada para a Carmita também! (P.S.: Mãe, depois te compro outro presente durante nossa viagem, ok?... :P)




Bom, eu já conhecia o grupo de outro espetáculo (chamado Play) mas, como da outra vez, me impressionei com a qualidade e leveza dos movimentos... Simplesmente, divino!!! Como tudo parece tão fácil, mas ao mesmo tempo tão difícil?! Haja força para fazê-los tão perfeitamente!!!

Light, o espetáculo
"Como o nome sugere, a luz é a protagonista absoluta de Light, o novo espetáculo que a companhia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre traz ao Brasil em estréia mundial, para uma turnê de um mês de duração, que visitará várias cidades do país. Após os extraordinários sucessos de público e crítica obtidos com Play, a companhia mais atlética da cena italiana retorna à América do Sul, atravessa o oceano e traz consigo a energia e a arte de seus oito extraordinários artistas, dirigidos, como sempre, por Giulia Staccioli, fundadora do grupo e a mente criadora de todos os seus trabalhos.

Uma luz forte e poderosa como os corpos que a refratam; uma luz leve, solta, sinuosa, como os gestos e movimentos que os bailarinos produzem em cena. Light é uma obra coral, que através de uma sequência de quadros coreográficos, conduz o público em um caminho ascendente, rumo ao céu e a seu horizonte infinito, em um crescendo de evoluções, destrezas acrobáticas e proezas atléticas.

Light exprime ao mesmo tempo leveza e luminosidade, e o faz em perfeito “estilo Kataklò”, onde as atmosferas se fazem rarefeitas e o peso da razão, como o do corpo, encontram-se suspensos. É a preciosa alquimia entre a energia de ruptura do gesto atlético e a harmoniosa intensidade da dança a dar ao mesmo tempo frescor e força ao espetáculo. Figurinos, iluminação, invenções cênicas, tudo contribui para criar uma atmosfera mágica e surreal.

Light significa luz, luminosidade, mas também agilidade, facilidade, ausência de peso e, ao mesmo tempo, frivolidade, liberdade. Tudo isto é Light, um espetáculo que vai assombrar não somente pela forma estética, mas também pela extraordinária potência física e visual dos seus intérpretes".


Kataklò, a companhia de dança
"Eu danço dobrando-me e contorcendo-me. A princípio pode parecer estranho, mas a definição do nome grego Kataklò se encaixa com perfeição no trabalho e objetivos da famosa companhia italiana. O que no começo era só subversão, hoje já assumiu seu status de arte. O grupo ganhou um espaço único na ribalta e a admiração do público, com uma inusitada e irresistível união da dança com os esportes com espetáculos supreendentes, cuja beleza visual e desafios aos limites do corpo encantam as platéias de todo o mundo.

Assim é o Kataklò Athletic Dance Theatre, uma companhia de dança italiana, formada apenas por ex-atletas, jovens campeões mundiais e olímpicos, que se reuniram para ir além dos limites permitidos pelas competições esportivas, romper normas impostas em ginásios e estádios. Flexionando e impulsionando seus corpos, eles reestruturaram seus movimentos atléticos e acrobáticos, adquiridos em anos de treinamento, e os transformaram em arte para as multidões. Aqui, a vocação atlética afirma a condição de domínio, rigor e precisão – tudo acrescido, através da dança, de uma roupagem contemporânea, ao mesmo tempo subversiva e sensual, e temperado com uma boa dose de humor".

Conforme comentado acima, a companhia Kataklò está em turnê pelo Brasil e passará por 12 cidades durante o mês de maio. Para saber mais sobre essa programação acesse: Dell'Arte.

Quem tiver a oportunidade, aconselho a não perder essa chance!!!

Fica a dica!

Bjks,
Beka.

3 comentários:

Mariana disse...

Muito legal Bekinha! Eu não conheci a a Cia e só comprei porque sei que você é entendida desse assunto. Se a Beka indica, eu confio! hehe
Realmente, foi muito bonito e surpreendente ver como fazem movimentos tão difíceis parecerem algo simples de fazer! hehe
O lugar que nós pegamos não era ruim não, deu pra ver QUASE tudo, mas não perdemos praticamente nada!
Recomendo também, viu?
Tinha entendido que eles iriam se apresentar no Vivo Rio também, não?
Beijokas,
Mari

Lu Gomes disse...

Ai Meninas, eu imagino q deve ter sido bem legal mesmo. Pena que não consegui chegar a tempo! :(
Fica pra próxima!!
Bjss

Lu Gomes disse...

Ai Meninas, eu imagino q deve ter sido bem legal mesmo. Pena que não consegui chegar a tempo! :((
Bjss