segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Penedo - Cidade Finlandesa

Meninas!

No último feriado (20/01), estive em Penedo e resolvi postar aqui algumas dicas para vocês, apesar de ser a dona Lu Gomes quem deveria fazer isso pois, ela, ou melhor, o pai dela já é praticamente "dono" da cidade...hehe
Sabendo do expertise dela, peguei algumas dicas, claro! Como a do chocolatinho maravilhoso que ela sempre traz pra gente, da Fábrica de Chocolates do Papai Noel (Joulupukin Suklaa, em finlandês), que fica na Rua das Velas, não deixem de ir e provar essas delícias (infelizmente, não deu tempo de tirar foto..hehe).

* Atualização: Fotinho que consegui recuperar do pacotinho que dei pro meu irmão...hehe

Além disso, a pousada que eu fiquei, também foi indicação dela, a Moradas do Penedo, uma graça, super aconchegante e muito bem localizada! De acordo com o pai da Lu, é o melhor café da manhã da cidade (já viram como foi light esse meu feriado, né?)
A cidade é uma gracinha e, mesmo com todo o calor que fazia, parecia mesmo que estava em uma colônia finlandesa! Cheia de lojinhas e restaurantes, a avenida principal (Av. das Mangueiras) é uma delícia para passear e fazer umas comprinhas!

Visita obrigatória é a Casa Oficial do Papai Noel no Hemisfério Sul, que fica numa vilazinha muito fofa, chamada Pequena Finlândia, cheia de lojas de artesanato, decoração e guloseimas. Nessa vila, eu comprei uma pasta de truta com queijo gouda que é uma delícia, vale a pena experimentar! Aliás, experimentar é o que mais se faz nessa cidade, todas as lojas que vendem pastas de truta tem degustação dos mais variados sabores. Só fiquem de olho se as "amostras" estavam em ambiente refrigerado, ok? Além das pastinhas, comprei umas velas por lá, que são lindas e é difícil escolher uma só!
Mas nem só de lojinha é feita a cidade. Localizada no pé da serra, com natureza privilegiada, a cidade conta com rios e cachoeiras incríveis, que são perfeitas para se refrescar do calor escaldante desse época do ano. Visitei as três mais famosas, as Três Cachoeiras, Cachoeira de Deus e as Três Bacias. Só tomei banho na Cachoeira de Deus que, apesar de ter uma água gelada, é ótima para um "mergulho" na piscina natural que se formou no pé da queda d´água de aproximadamente 15 metros de altura. Existem outros passeios como, quadriciclos, passeios à cavalo, entre outros, que eu não fiz mas, são recomendados pelo pessoal local.
À noite, a cidade não para. Conhecido como maior pólo gastronômico entre o Rio e São Paulo, Penedo conta com diversos restaurantes, bares e cafés e, alguns deles tem música ao vivo que animam a noite dos casais, famílias e amigos que estão visitando a cidade. Conheci o Pé de Canela, que é um barzinho que fica na chamada Vila da Gula, e tem música ao vivo à noite e um pastel de queijo minas delicioso! Além desse, fui no D.O.C. Emporium, que também tem música ao vivo porém, num ambiente mais sofisticado e aconchegante. No fundo do restaurante tem um espaço aberto com mesas com namoradeiras que são uma graça. A música é muito agradável e a comida é excelente! Experimentei a Truta com Risoto de Alho Poró...a foto não é suficiente para entender a delícia que era...hehe
Enfim meninas, estou encantada pela cidade e já agendei uma ida no inverno para aproveitar as delícias dessa estação do ano como, fondues e chocolate quente! Quem se anima?

Beijokas

5 comentários:

Beka disse...

Oi Mari,
Essa cidade é mesmo linda e aconchegante... Parece as cidades do Sul.
Eu confesso que conheço a cidade apenas de passagem, sempre paro por lá ou na ida ou na volta de São Lourenço para almoçar, olhar algumas lojinhas, tomar sorvete e comprar chocolate... Além disso, conheço apenas a casa do Papai Noel.
Me candidato a fazer uma viagem pra lá no inverno sim!!!
Bjs,
Beka.

Vanessa disse...

Ai Mari, Penedo é uma graça! Vai no inverno sim!! Eu adoro. Quando fui, fiquei na Teto Doce, tb adorei! Inverno combina com Fondue, volta lah sim!

Lu Gomes disse...

Oi Mari, este post ficou perfeito! E era pra ser seu mesmo como sendo sua primeira visita a Penedo. Eu sou suspeita pra falar qualquer coisa!! rsrs. E como ja conheço o lugar não sei se eu conseguiria descrever tão bem a cidade como a Mari fez...ehehe.
Fico feliz de vc ter gostado. Vamos tentar ir no inverno sim!! Vcs vão adorar comer Fondue em Penedo!! É MARA !!!

Lu Peral disse...

Adorei as dicas Mari. Eu não conheço, quero muito ir. Vamos combinar no inverno??? Beijihhos

Mariana disse...

Tá combinado! :)