terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marrocos Imperial - Parte I

Meninas!

Demorou mas finalmente saiu meu post sobre a viagem!
 
Resolvi dividir em duas partes para não ficar muito extenso (mas não adiantou muito! Tive que dividir esse em dois também...hehe) então, primeiro vamos falar de Marrocos e depois faço outro post com Espanha, ok?
 
Como vocês sabem, viajei com toda a família então, foi importantíssimo contratar um pacote pois, quando se viaja com muita gente (6 pessoas), é preciso ter um roteiro para não gerar stress na hora de decidir para onde ir e o que fazer. Principalmente, trantando-se de Marrocos, um país diferente dos que estamos acostumados a visitar e onde fala-se uma língua difícil, o árabe. O francês é a segunda língua oficial mas, para gente não fez muita diferença então, o guia tornou-se item crucial para o nosso passeio.
 
Além disso, passear pelas medinas do Marrocos Imperial é uma viagem no tempo mas, também pode ser perigoso pois são labirintos sem saída para quem não conhece. Recomendo que contratem um guia local para visitar uma Medina pois, ele vai saber entrar e sair de lá e, principalmente, levar vocês nos lugares mais importantes!
 
É claro, que eles levam uma comissão em todas as lojinhas que eles levarem vocês, faz parte mas, prestem atenção nos preços que podem variar muito! Aliás, preço é algo bem confuso no Marrocos. NUNCA aceite a primeira oferta do vendedor pois, geralmente, está uns 400% acima do valor justo do produto. O importante por lá é pechinchar! Eu, antes de ir, dei uma pesquisada e já sabia disso mas, não fazia idéia de que era tanto! Tomei alguns prejuízos até me acostumar a dizer não, sair da loja e o vendedor vir atrás de mim aceitando o preço que eu ofereci! O que eu passei a fazer depois de algum tempo é ver quando eu pagaria pelo produto no Brasil, convertia e estipulava que esse era o preço máximo que eu pagaria. No final, deu certo! Mas é cansativo, viu?
 
Para quem não tem paciência para essa brincadeira, o melhor é ir no centro de artesanato que tem todos os tipos de mercadorias com preços tabelados e honestos. Em Marrakech, o guia me levou no Ets Bouchaib, um centro muito legal, cheio de coisas interessantes, limpinho e com preços aceitáveis! Recomendo uma visita.




Continua no próximo post...
 
Beijos,
Mari

3 comentários:

Lu Peral disse...

Muito legal Mari, adorei os posts sobre o Marrocos. O lugar é estonteante!

Beka disse...

Mari,
Amei o post!
As dicas são importantíssimas para quando eu for ao Marrocos (eu ainda vou, pq estou encantada com suas fotos... hehehe).
Lindas jóias e lindo baúzinho.
Bjs,
Beka.

Lu Gomes disse...

Adorei!!! Espero um dia ter a oportunidade de conhecer Marrocos! Bjs