segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dica de Livro: Fora de Mim

Meninas,

Ontem estava faltando luz lá em casa (a Light estava realizando uns testes lá na rua) e, com isso, fiquei sem internet, televisão e ar condicionado... rs. Ou seja, fiquei totalmente offline!

Para não ficar a toa, à tarde resolvi ler um livro. Mas queria algo que pudesse começar e terminar ontem mesmo, porque já estou com dois livros pela metade na cabeceira da cama e não queria ficar com o terceiro. Lembrei que a Mari na semana retrasada tinha me emprestado o livro Fora de Mim da Martha Medeiros e que o mesmo era bem pequeno.


Pronto, definido o livro! Fui para a varanda (aproveitar a luz e o pouco de vento do dia) e lá fiquei por duas horas lendo a história de uma mulher que, aos 40 anos, sofre uma grande desilusão amorosa e se encontra sem rumo após ser abandonada pelo namorado.

Veja a sinopse abaixo:
"Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."
A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída".

Confesso que não é uma leitura fácil de fazer, por tratar-se de um drama onde a protagonista descreve detalhadamente o seu sofrimento após o término de um relacionamento profundo e conturbado com quem acreditava ser o amor da sua vida. Mas quem nunca passou por uma decepção parecida?

Fica a dica, leia apenas se não estiver deprimida... hehehe.

Beijocas,
Beka.

4 comentários:

Lu Peral disse...

Apesar do tema ser "sofrido", quero muito ler este livro. A dica foi ótima! beijos
Mari, me empresta??

Vanessa disse...

Concordo com vc, parece ser bem "tenso"

Mariana disse...

O livro está à disposição. Se quiser, pode levar hoje mesmo. Agora, só reforço o comentário da Beka, não é fácil, viu? hehe
Adoro a Martha pois, como poucos escritores, parece que lê a alma da gente. Eu, pelo menons, sempre me identifico com os textos dela.
Aliás, pra quem gosta, fica a dica do blog dela:
http://wp.clicrbs.com.br/marthamedeiros/?topo=77,1,1
Beijocas

Lu Gomes disse...

Adoro Martha Medeiros!! Sempre leio a coluna dela na revista de Domingo do Jornal o Globo.