segunda-feira, 6 de junho de 2011

Por dentro do Fashion Rio (03/06) - atrasado!

Olá Meninas!

Desculpem-me o atraso para atualizá-las sobre os desfiles de sexta e sábado, pois, não tive tempo no fim-de-semana para sentar e fazer posts legais, por isso, deixei para fazer hoje o de sexta e o de sábado postarei amanhã, rs! 

No 5º dia de desfiles (sexta-feira) as marcas que apresentaram suas coleções para a próxima  primavera/verão foram: Andrea Marques, Triya, Herchcovitch, New Order, Giulia Borges e Lenny.

1) Andrea Marques: inspirado no tema "Copacabana Bracana", o desfile da grife foi marcado pela presença da alfaiataria em quase todos os looks. A silhueta  é muito feminina, seca, alongada e pontuada por babados e recortes ondulados. Em outros momentos é mais ampla, como nas saias e vestidos rodados. Camisas de botão sem manga, calças cropped, shorts e saias ganharam releitura do recorte anos 90 e estão presentes em tecidos nobres, como a seda. Quanto as cores, há o jogo com o preto e branco, que vem dos calçadões; muito laranja, o tom mais presente da coleção, e ainda coral e amarelos. Outra tendência que comprova a volta da década retrasada é a plataforma no estilo flatform (anabela), que enfeitou os pés de todas as modelos.A manga militar apareceu estilizada com babadinhos, feitos também com sobra de tecido. Saias e vestidos godê dão movimento à coleção. As estampas aparecem em desenhos florais, geométricos ou "oncinha". Os looks apresentados são, em sua maioria, muito comportados.


2) Triya:  olhando para garotas “complicadas”, profundas, que guardam segredos e carregam um oceano dentro de si, a Tryia se joga nas profundezas do mar. Este foi o tema da marca, que trouxe psicodelia à passarela e à coleção. Não houve um tipo de estampa definido ou uma geometria específica. As cores (rosa, roxa, azul, preta, branca e amarela) simplesmente se fundem gerando algum desenho indefinido sobre as bases negra ou nude. A ida à praia é elegante, com biquínis comportados, que só exibem uma pequena parte do bumbum e alcançam o umbigo, deixando a cinturinha de fora. Na parte de cima, os tops ocupam a preferência da marca. Os maiôs são tão elegantes, com brilho e cortes complexos, que podem ser usados como body e combinados com as saias longas e esvoaçantes da coleção para uma festa pós-praia.


3) Herchcovitch: a estréia da grife no Fashion Rio trouxe uma coleção predominantemente jeans à passarela para homens e mulheres. Biquínis e maiôs também surgiram feitos do tecido, com acréscimo da lycra. A presença da década de 50 foi marcante. Desde os vestidos acinturados com saia rodada, até os biquínis que a nossa avó usava, passando pelos óculos de gatinho e lenços na cabeça. Os anos 90 também contagiaram a marca, com calças midi, top imitando lingerie, cintura de fora, umbigo coberto e cortes soltinhos. O jeans veio tradicional, lavado, esbranquiçado, claro, escuro, tingido, tie-dye... Poucas foram as peças que fugiram desse tecido ou dessa coloração. O tricô - também azul - apareceu no fim do desfile em saias longas, midi e curtinhas. A ousadia da marca ficou por conta da democratização dos acessórios pelos gêneros. Homens usaram sandália Melissa do modelo aranha e pulseiras de acrílico. As mulheres usaram scarpins de salto altíssimo feitos de... jeans.



4) New Order: o desfile da marca trouxe o campo de futebol para a passarela. A coleção adaptou uniformes de jogadores de futebol e até do juiz para roupas casuais e elegantes. O shortinho de corrida, com fenda lateral e cadarço, ganhou paetês e tecidos leves. Camisas com numeração, escudos de clubes e listras típicas de uniformes vêm com tudo, se depender da marca. E como no esporte a vestimenta precisa ser confortável, vem tudo soltinho no corpo. A combinação preto e branco foi a maior aposta da grife, como manda a tradição. Mas verde, vermelho e azul também apareceram. Bolsas imitam sacolas esportivas, mas vêm em couro. As plataformas altíssimas  e de salto grosso apareceram nos pés de todas as modelos, somadas a meiões negros até pouco acima da canela. Um dos vestidos teve a ombreira composta de bola de futebol. A sobreposição também foi uma aposta da marca, que chegou a ter três camadas: malha, paetês e tela transparente.


5) Giulia Borges: o desfile da marca homenageou o estilo Glam e o movimento hippie. Por essa razão, plumas, capas estilo super-herói e vestidos de manga comprida com estampas florais estiveram presentes na passarela. Mas o tom do desfile foi cru - ou nude - com discretas colorações, que criavam geometria. O tecido principal foi o linho.Todas as modelos usaram ankle boot estampadas, com os dedões de fora. Além disso, outro consenso foi a aplicação de peças douradas ao longo da costura de todas as peças. A maioria dos recortes era comportado. Nas exceções, as costas apareceram nuas, mas com elegância. Outro tipo de estampa foi o inspirado em bandeiras do Reino Unido. A silhueta é ajustada, especialmente nos vestidos curtos feitos com couro box, aquele mais “durinho”. Os longos têm um caimento solto no corpo, enquanto as calças vêm com modelagem larga.


6) Lenny: foi com a Lagoa Rodrigo de Freitas como cenário que a estilista Lenny Niemeyer comemorou os 20 anos da grife Lenny no Fashion Rio. A chuva fina que caía no início do desfile não atrapalhou a festa estrelada - como sempre - por um casting arrasa-quarteirão com nomes como Ana Beatriz Barros, Ana Cláudia Michels e Izabel Goulart. Para comemorar seus 20 anos, Lenny revisitou peças e estilos que viraram sua marca registrada, como os cortes a laser e os biquínis e saídas de praia ultrassofisticados. Nos primeiros looks, azul e branco dominavam em maiôs e biquínis marcados por estrelas de quatro pontas recortadas. Entre cavas altas e baixas, decotes profundos nas costas, biquínis de laterais bem fininhas e diversas peças vazadas, a sensualidade dominou a cena. O tie-dye e certos recortes remetiam aos anos 70, enquanto a referência à brasilidade surgia nos vestidos em richelieu, cores como amarelo, vermelho, laranja e verde e estampas, como a Arara Azul, Palmeiras, Espinha de Peixe, Ondas e conchas.. . No fim da festa, a chuva caía mais forte, mas não ofuscou o brilho do desfile nem dos fogos de artifício que espocavam na passarela. (update: O Desfile da Lenny não foi no píer Mauá, mas sim na Lagoa Rodrigo de Freitas)


Por hoje é só! Até amanhã!

Beijokas,

Raquel

3 comentários:

Mariana disse...

Eu ADORO a Lenny! Gostei dos looks que você selecionou.
Essa Triya eu não conhecia, interessante também!
O Herchcovitch tá na mesma vibe da TNG com muito jeans né? Eu gosto bastante! Super usável e sempre na moda! ;)

Raquel disse...

Mari, em algumas coleções, eu tentei colocar os looks que eu mais gostei, mas em outras, eu tive que por alguns looks que não eram tão legais, pois tenho que mostrar as tendências propostas pelas grifes, certo?!
Beijokas

Beka disse...

Interessante! rs