sexta-feira, 3 de junho de 2011

Por dentro do Fashion Rio (02/06)

Olá, Meninas!

O 4º dia de desfiles do Fashion Rio foi bastante variado, apresentando propostas bem diferentes. De um lado, a mocinha lânguida, cool, da Maria Bonita Extra. Na outra ponta, a marca Filhas de Gaia resolveu investir nos mulherões, acompanhada parcialmente pela grife Têca, ex-jovenzinha com mira na jovem adulta com atitude independente e cheia de vontades de moda. No meio do caminho, as marcas de streetwear TNG e Coca Cola Clothing apelaram para celebridades na passarela com tempero de tendências bem dosadas. Confiram:

1) Filhas de Gaia: o desfile da marca foi inspirado nas grandes metrópoles e contemplou a mulher urbana, adulta e que faz questão de ser intensa. Com cores fortes - até o nude é expressivo - e recortes ousados, a elegância se confude com sensualidade e a parceria se torna natural. Fendas profundas brincam de revelar pernas, costas, seios e até o bumbum. O cinto de couro ganha um novo estilo de composição e passa a ser usado enroscado, formando um laço. Eles complementam as saias longas, macacões e até os vestidos compridos e esvoaçantes. A grife também aderiu ao movimento do verão confortável e trouxe roupas soltinhas - beneficiadas pela leveza da seda. O salto fino confirma a elegância, mas é quebrado pelo cadarço, que dá um toque moderno ao clássico. Os tecidos predominantes foram a seda e o crepre.


2) Coca Cola Clothing: a marca, que trouxe a it-girl Olivia Palermo como musa, apresentou uma coleção romântica, com rendas e bordados para homens e mulheres. O clima indígena com ares de faroeste marcou o desfile, com ponchos de estampas tribais e franjas longas em saias, vestidos, calças e shorts. Essa última peça, aliás, veio larga e na altura no umbigo; lembrando muitíssimo o corte "bag" que se usava nos anos 90. Tops que imitam sutiã meia-taça são peça principal do look e ganharam uma sobreposição em forma de túnica ou jaqueta, sempre esvoaçante e com tecidos leves. O tricô também foi um tecido democrático para os dois gêneros. Os acessórios chamaram atenção por aparecerem generosos para homens e mulheres com pulseiras em couro ou metais e aneis pesados. A socialite americana, que abriu e fechou o desfile, trouxe graça à passarela. Seu primeiro look de comprimento mediano, com rendas bordadas e manga medieval. Para se despedir da passarela brasileira, ela usou um short curtinho com blusão azul cheio de franjas. Os materiais naturais são o fio condutor da coleção: linho, algodão, denim, rendas, tricôs, crochês e chamois nas cores: crus, branco, vermelho, marrom e dourado.



3) Maria Bonita Extra: a coleção foi inspirada no Highline Park, em Nova York, um parque suspenso que fica no Meatpacking, onde antes funcionava uma estação de trem. O shape foi inspirado nos anos 30 e o desfile  contemplou a sobriedade. Apesar de cores quentes e abertas, como laranja, vermelho e roxo, a calmaria do branco predominou. Foram muitos os looks monocromáticos, mas não por isso eles perderam a graça. A graciosidade da grife foi sobrepor texturas de mesma cor. Uma camiseta de paetês, é coberta por uma bata lisa de seda e um blazer de bolinhas recortadas. A combinação de cores mais presente foi vermelho com roxo. Macacões de alcinha em seda apareceram mais de uma vez na passarela. Estampas florais deram romantismo à coleção. Terninhos de short balonê e blazer de manga e comprimento curtos apareceram pela primeira vez na semana de moda carioca. Vestidos de comprimento midi e longos ganharam corte diagonal e também apareceram transpassados como um quimono. Nos pés, o oxford ganha versão de verão tipo babouche, com o calcanhar aberto. Os tecidos utilizados foram: organza, seda, crepe de chine e cetim.


4) Têca: a designer Helô Rocha apostou em temáticas africanas para desenvolver a proposta de sua coleção. Em uma apresentação marcada pela intensidade de cores e estampas, as sugestões para a próxima estação privilegia looks alinhados que esbanjam, especialmente, personalidade. Em produções dotadas de uma identidade visual bastante forte, vemos as influências étnicas serem evidenciadas, especialmente, no mix de ilustrações impressas nas peças. Eleitos como peças-chave dessa temporada, os vestidos chegam em destaque tendo nos decotes que deixam costas nuas e formas arredondadas sobre o busto, bem como pelos comprimento.  Peças que também chamam a atenção entre o mix proposto, são: as calças de cós alto e cortes amplos – que dão conta de refletir as interferências da indumentária africana, as blusas cropped, casaquetos, bermudas e paletós.  Na modelagem, os recortes, os transpasses – vistos, sobretudo, em tops sedosos – e as fendas frontais, simples ou duplas, para saias curtas ou maxi vestidos; são outros atributos que chamam a atenção. A palheta de cores veio vibrante com turquesa, rosa, roxo, laranja e amarelo . A estamparia foi o destaque da coleção com padronagens tipicamente afro,  grafismos e as artes de animais da savana impressos. Prezando por caimentos mais leves e soltos, as escolhas têxteis foram as sedas, crepes, tules, cambraias e tricolines, tecidos que conferem certa fluidez aos visual e refletem esse visual étnico a coleção.


5) TNG: o desfile da marca foi... azul! Seguindo as tradições de apresentar uma coleção ready-to-wear e trazer a principal estrela da novela das nove, Deborah Secco, a grife quis mostrar que o verão 2012 vai ser do jeans, com inspiração na cultura cluber. A apresentação começou com uma sucessão de vestidos, calças e tops jeans. Tanto para elas, quanto para eles. A cintura marcada apareceu aqui e acolá, mas o shape que dominou a coleção foi o amplo. A segunda parte do desfile mostrou estampas gráficas na alfaiataria, outra alerta de tendência para este verão. Todos os looks femininos foram acompanhados por plataformas altíssimas em verniz. Os tecidos utilizados foram predominantemente de algodão e malha prene. Calças, macacões midi, shorts, saias e vestidos marcaram a coleção, que podem vir em jeans ou cores vibrantes.



A moda estava bem eclética, para todos os estilos e gostos! 

Aproveitem a sexta-feira!

Até amanhã, com mais novidades!

Beijokas,

Raquel

3 comentários:

Lu Gomes disse...

Adorei os looks super coloridos!!
Valeu Raquel!!
Bjss

Mariana disse...

Gente! Simplesmente AMEI os looks da Filhas de Gaia, um luxo!
Também gostei dos jeans da TNG! ;)

Beka disse...

Mari, achei que vc ia comentar sobre o Boca Loka dos looks da Maria Bonita... rs.

Adorei os looks. Kérida, tô amando esses posts sobre o FR... Tá mandando muiiito! :)

Bjs,
Beka.