terça-feira, 22 de março de 2011

Dica de Restaurante: Bentô, Seu Japa No Seu Tempo

Meninas!

A dica de hoje é uma delícia e tá super aprovada entre as meninas! Até mesmo quem não é muito chegado num japinha vai gostar dessa...
Semana passada, quando fomos no lançamento do livro It Girls, resolvemos comer uma coisinha ali por perto. Queríamos muito um japa, mas não conhecíamos nenhum que fosse próximo então, decidimos ir no Doce Delícia, que fica ali na Anibal de Mendonça e, não é que tinha um japinha muito fofo no meio do caminho?!?!
Bentô
Japa, bonitinho e novinho? É com a gente mesmo né, Meninas? hehe
Não conhecíamos o local e nem sabíamos como funcionava o esquema então, o rapaz explicou pra gente tudo tin tin por tin tin...
"No Japão, Bentô é uma refeição individual servida em uma caixinha. Aqui você pode montar a sua, no seu tempo e do seu jeito."
Então, primeiro você escolhe o tamanho: bentô simples (1) , meio bentô (2) ou bentô (4).


Depois, você monta com as coisas que você mais gosta. No cardápio você tem 50 opções para escolher, além dos 9 "especiais" que são sugestões da temporada (acrescentando R$2,00 a mais por porção).


Outra opção, é escolher um dos 6 bentôs prontinhos para você, que é mais fácil e prático, mas você também pode alterar, caso não goste de algum dos itens da combinação, por qualquer outro do cardápio. Muito easy!


Apesar de o lugar ser uma graça e super charmosinho, você também pode pedir o seu bentô em casa! O Bentô Delivery está disponível em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro e a caixinha do delivery leva o charme do restaurante. O número é fácil de decorar: 33223686.


Outra coisa legal que vimos por lá foi o lixo, com coleta seletiva, muito bacana!


Aí, a Beka lembrou que já tinha ouvido falar desse lugar! Ela que é toda "in" desses negócios de design, lembrou da empresa Tátil, que desenvolveu o logo das Olimpíadas Rio 2016 e no site da empresa, viu que tinham diversos projetos, como o Bentô e, também, de grandes empresas como Natura, Fiat, Wallmart, Unimed, Coca-Cola, Droga Raia, Brastemp, TIM, Nokia, Asics, Philips, etc.

A Tátil é uma empresa de desing de idéias com foco em estratégias, expressões e experiências de marca.
"Desenhamos estratégias. Materializamos expressões. Convidamos para experiências. A Tátil é uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas que usa o design e o branding para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas".
No site, aparece o projeto do Bentô e lá diz o seguinte:
"Bentô. Um iF com gosto de inovação.

Rapidez de fast-food com qualidade de culinária japonesa. Essa mistura nada convencional, que deu origem a uma nova marca de restaurante japonês – o Bentô – foi interpretada pela Tátil em um projeto que envolveu branding, conceituação, naming e ambientação, gerou embalagens criadas com um pensamento sustentável e nos rendeu um iF, um dos prêmios mais importantes do design mundial.
Para dar forma e vida ao projeto, começamos com uma profunda investigação dos universos do fast-food e da culinária oriental. A partir dele, criamos o nome Bentô, numa referência à tradicional marmita japonesa, e chegamos ao conceito: “Seu japa, no seu tempo”.
Desenvolvemos diretrizes de branding, inspiradas no Japão contemporâneo, que nortearam o desenvolvimento de todo o projeto. Criamos a marca, a linguagem visual e verbal, os uniformes e o portfolio de materiais de PDV.
As embalagens para viagem, fáceis de montar e produzidas sem o uso de cola, foram concebidas a partir de uma única lâmina de papelão recortada e vincada, sem desperdício de material, misturando inovação e sustentabilidade."


Uma coisa que esqueci de falar e que evidencia muito essa questão de "no seu tempo" é o fato de que lá não tem garçom. É como se fosse uma dessas lanchonetes de fast food mesmo, você escolhe seu número e pede no balcão. Eu escolhi o Bentô 02, mas troquei o rolinho vietnamita pelo Bentô Hot (salmão, kani e cream chesse na casquinha do harumaki, hum...).


Lindo, não? Parece pequeno, mas não é! hehe
As meninas (Beka e Lu), pediram yakissoba, rolinho primavera e disseram que tava muito bom! (Viu Lu?)
Então meninas anotem aí o endereço e não deixem de experimentar, vale a pena!


Última dica: o restaurante tem uma promoção chamada Clube Bentô. A cada R$29 de consumo você ganha um selo. Completando 10 selos, você ganha 01 meio Bentô. Não deixe de pegar o seu!
Beijocas

4 comentários:

Beka disse...

Esse Japa é muito bom! Além de ter um conceito pra lá de interessante (fast food com qualidade), tudo é bem elaborado: desde o ambiente, o cardápio, a disposição da comida, embalagens, até o descarte das embalagens e sobras. Atitude sustentável é sempre bom divulgar, né!
NOTA 10!

Ah Mari, o post ficou muiiito bom. Adorei que falou da Tátil. Descobri essa empresa após a divulgação do logo das Olimpíadas (que por sinal é mara) e me apaixonei pelo vídeo do Making of do Logo. Além disso, achei muito interessante o conceito desenvolvido por eles chamado de Branding 3.0, que desenvolve um estudo e cria para cada empresa uma identidade única na área de sustentabilidade.
Quem quiser e puder, eu aconselho a não deixar de assistir aos vídeos disponíveis na página da Tátil.

Lu Peral disse...

Muito legal. Adorei ter conhecido o lugar, voltarei lá com certeza. Beijinhos

Vanessa disse...

hummm fiquei com vontade!

Anônimo disse...

Eu conheço o BENTÔ e sou simplesmente viciada nesse japa!!!!
Além de super charmoso é prático para pedir em casa tb.... a qualidade da comida é maravilhosa, sem falar no preço que é super em conta!!!
Eles tem que abrir mais Bentôs pela cidade, tenho certeza que fará o maior sucesso!!!
Amooo o Bentô!!!