terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março - Dia Mundial da Água

Meninas, boa noite!

Hoje é o Dia Mundial da Água!

Foto: Reprodução

Água: esse líquido transparente que utilizamos muito e muitas vezes desperdiçamos todos os dias!

Falando um pouco deste Dia:

Desde 1992, a ONU destinou o dia 22 de março, de cada ano, para discutir sobre os diversos temas relacionados à Água. E, além disso, publicou e divulgou o seguinte documento intitulado como "Declaração Universal dos Direitos da Água":

"Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."
Por saber que todas nós podemos (e devemos) repensar e reduzir o consumo deste importantíssimo bem natural, reproduzo aqui as informações que recebemos por e-mail hoje, lá no trabalho:
"Em suas diversas formas de uso, a água é indispensável à vida humana.

Veja o destino da água na sua casa:
33% Descarga de Banheiro
27% Consumo (beber, cozinhar)
25% Higiene (banho, escovar os dentes, etc)
12% Lavagem de Roupa
03% Outros (lavar carro, etc)

Repense, Reutilize e Reduza"

Temos que dar a devida importância à nossa eterna companheira: ÁGUA! Vamos colocar em prática 3 dos 5 R's que conhecemos... hehe. Para quem não conhece, os 5 R's da Educação ambiental são: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar. E eu ainda acrescentaria mais um: Responsabilizar (*).

(*) Lembrando de uma frase do livro O Pequeno Príncipe, que minha mãe sempre cita: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (Antoine de Saint-Exupéry)

Ou seja, precisamos nos responsabilizar e tomar atitudes que colaborem na preservação deste bem natural. Ideias e sugestões não faltam, apenas precisam ser praticadas e divulgadas!

Bjks,
Beka.

2 comentários:

Mariana disse...

Bem legal Beka! Fiquei sabendo ontem, pelo email, que era o dia da água e não sabia que existia uma Declaração Universal dos Direitos da Água.
Beka também é cultura! hehe
Achei interessante o artigo 5º:
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Conscientizar é preciso!
Beijokas
;)

Lu Peral disse...

Beka, muito importante a sua mensagem. Serve muito de estímulo para a conscientização de todos nós. É uma obrigação de todo cidadão buscar por soluções para minimizar o problema.

Beijinhos